A atenção eficiente provém de um instante de silêncio interno.


Publicado em: 15 de November de 2017

Categorias:Artigos



A atenção eficiente provém de um instante de silêncio interno.

Em nossa sociedade, o silêncio na mente é quase impossível, e caminha para se tornar um mito. Poucos têm o privilégio de saber ficar com a mente em silêncio diante da realidade, isto devido a falta de atenção que damos a este importante estado interior de quietude mental.

O silêncio interno é a base do estabelecimento do estado de atenção eficiente diante da realidade interna. A atenção possibilita identificarmos com precisão o que ocorre na mente – pensamentos e emoções – e assim saber se há coerência interna com o que a realidade nos solicita no momento presente – comunicação intrapessoal. E assim desenvolver uma empatia eficiente na busca do interesse comum.

A atenção também possibilita a compreensão da realidade externa – comunicação interpessoal -, ter a capacidade de identificar de forma não reativa o comportamento e a comunicação do outro. E também a identificação dos acontecimentos no aqui e agora. O que possibilitará a reta ação.

Normalmente o que ocorre – devido a falta de autonomia sobre a própria mente – é que reagimos internamente diante do fato – tendo opiniões, julgamentos e ações ineficientes -, impossibilitando o estado interno de silêncio. O que levará a uma percepção poluída pela própria opinião, impedindo a verdadeira compreensão dos fatos.

Então é fundamental desenvolvermos a capacidade de estabelecer a mente em silêncio, e consequentemente desenvolver a capacidade de atender a solicitações da realidade. Onde as nossas responsabilidades diante das possibilidades de ação irão possibilitar a encontrarmos a correta gestão de valores e de conflitos, E através da atenção executiva construiremos juntos a renovação da própria mente e consequentemente da realidade, e isto devido a eficiente atenção pacífica inicial.

Priorize aprender a estar realmente atento àquilo que tem relevância para o seu sucesso. O Amor sempre acompanhou a Sabedoria e os dois são estados inerentes a uma mente qualificada e pacifica.

Mas nunca teremos sucesso sozinho. A individualidade é uma ilusão.

Curso de Meditação Mindfulness Advaita: dias 25 e 26 de novembro de 2017.

Aulas semanais as terças feiras as 19h.

Medite
Eloi Campos

Artigos Recentes


×

RECEBA MATERIAIS EXCLUSIVOS NO WHATSAPP


LIDERANÇA MEDITAÇÃO AVANÇADA MEDITAÇÃO PARA INICIANTES



ENTRE EM CONTATO


SIGA-NOS


PARTICIPE DOS GRUPOS

LOCALIZAÇÃO




Mindfulness Advaita - Todos os direitos reservados


Designed by - Zafre Web & Social Media