A auto-observação é o início para a eficiência profissional


Publicado em: 15 de December de 2017

Categorias:Artigos



A auto-observação é o início para a eficiência profissional

Esta percepção interna (auto-observação) possibilitará a identificação das qualidades internas construtivas que devemos manter e aprimorar e também nos capacita a observar os hábitos mentais incoerentes à realidade, ou seja, permite-nos identificar as formas de pensar e de sentir que inconscientemente governam as nossas equivocadas decisões e ineficientes ações, e ao identificar as incoerências poderemos renová-las para algo construtivo.

Normalmente a mente está com o foco totalmente no mundo, no outro, na busca de metas e de realizações – reativo a realidade. A atenção estará no problema, potencializando-o – ou apenas no desejo de resultados – sem ações eficientes.

Não há nada de errado em ter metas e em buscar as realizações pessoais ou coletivas, pois isto é fundamental para a prosperidade. Mas o problema de base é se o foco for inexistente para si mesmo.

Não ter a flexibilidade para observar o próprio comportamento interno e a forma de relacionar-se consigo mesmo, com o outro e com os desafios naturais da realidade profissional acaba destruindo a integridade bio-psico-energética do profissional – psicossomatização. A ausência de auto-observação é deficiência de inteligência emocional.

O profissional quando vive no automático e se encontra reativo a tudo, e ainda acredita apenas no seu contínuo e desfocado esforço, ficará alimentando o estresse pela constante ansiedade. Perde as suas competências quando mantêm as expectativas e as ilusões frente a realidade. São ilusões devido a ineficiência de seus atos.

Sem tempo ou atenção para si mesmo, o líder vive em manter o sofrimento, sem perceber que o seu maior problema é a comunicação com ele mesmo – comunicação intrapessoal. A comunicação interpessoal será consequência da relação consigo mesmo.

A auto-observação não é uma função cognitiva que observa e aplica um julgamento de valor, mas sim, é um estado cognitivo pacífico que apenas observa e identifica o que é coerente e tem valor e o que não é necessário para a prosperidade e felicidade comum – é o Estado de Concentração.

Este Estado de Concentração vai possibilitar através de pacífica atenção eficiente, encontrar e estabelecer-se no Ponto Zero. E assim manter o autocontrole e não mais perder-se em ansiedades e expectativas ineficientes.

O Estado de Concentração – resultado de manter-se em auto observação não reativa – levará com a devida prática, a um silêncio interior – Sabedoria Interior. Este silêncio é onde realmente inicia o estado mental superior de estar apto a receber a intuição – o insight – ao ser criativo e renovar. Esta Sabedoria universal que existe quando silenciamos a mente se torna efetivamente disponível e após agimos por reta ação.

O Campo de Informação onde se encontra a situação (problema), também trás em si as possibilidades e as soluções criativas e inovadoras por uma eficiente ação comum no momento presente.

A liderança transformadora e criativa surge por verdadeira capacitação e por entregar-nos a Sabedoria desta Consciência que abarca tudo e todos. E neste infinito campo de informação onde a realidade se manifesta de forma contínua e ininterrupta, vamos aprendendo a fluir em comunhão, inteligência e eficiência a ela.

A felicidade não está no resultado, mas sim estará em todo o processo ao participar da construção de valores e em encontrar as soluções eficazes na busca do bem comum.

O resultado surge devido ao coletivo caminhar que constrói e não apenas ao desejo egoísta de resultados.

Mindfulness Advaita é a expertise que você precisa.

Medite
Eloi Campos

Artigos Recentes


×

RECEBA MATERIAIS EXCLUSIVOS NO WHATSAPP


LIDERANÇA MEDITAÇÃO AVANÇADA MEDITAÇÃO PARA INICIANTES



ENTRE EM CONTATO


SIGA-NOS


PARTICIPE DOS GRUPOS

LOCALIZAÇÃO




Mindfulness Advaita - Todos os direitos reservados


Designed by - Zafre Web & Social Media