A base primária de todo conflito está na ineficiência das comunicações


Publicado em: 06 de April de 2018

Categorias:Artigos



A base primária de todo conflito está na ineficiência das comunicações

Diante de uma situação qualquer, diante de uma meta, ou ainda, diante da realidade da pauta que se apresenta a um grupo de pessoas que estão diretamente envolvidas na questão, habitualmente vamos encontrar um comportamento de desordem interna e externa, este caos é identificado como sendo a incapacidade de dialogo – deficiência na comunicação.  Isto ocorre devido se manifestar na mente de todos, ou na maioria, o condicionamento individual e coletivo de incapacidade em encontrar uma eficiente, constante e firme coerência na comunicação.

Todos nós buscamos, ou quase todos, estar atentos e disponíveis a única coisa comum a nós quando estamos como participantes em algum encontro ou reunião.  E o que nos direciona para um mesmo objetivo, será a realidade da situação, ou seja, apenas a pauta ou a situação é comum a todos – o momento presente. Consideramos a pauta como sendo o conjunto que forma o momento presente, e o correto direcionamento da mesma por todos os envolvidos – atentos diante de possibilidades reais e através de mentes independentes e capacitadas a participar, construir possibilidades e agir. Nós também somos integrantes ativos desta pauta.

Mas, não é isto que normalmente ocorre, os condicionamentos, as culturas individuais e coletivas impedem que a comunicação ocorra de maneira livre, espontânea e criativa. Reina o individualismo – o egoísmo.

A beleza da diversidade do grupo em poucos minutos de encontro desaparece, a distinção das capacidades – expertise – , as diversas responsabilidades naturais e o colorido particular de cada um, que no primeiro momento será a principal base para encontrarmos as inovadoras soluções, se transformam em diferenças egoístas sustentadas por desejos individuais e coletivos diante da pauta. A partir dai a pauta perde o sentido, pois não mais direciona a atenção e o trabalho de todos.

Temos que aprender a identificar esta desordem psíquica que surge na mente individual e coletiva (do grupo). Esta reação automática ocorre inconscientemente, e nos leva a perder o foco da prioridade em questão e a abandonar as respectivas responsabilidades. E esta incoerência e debilidade na capacidade de se comunicar – intrapessoal e interpessoal – nos levarão as divergências, discórdias, discussões sem fim e ao fracasso individual e coletivo diante das necessidades e urgências que a realidade apresenta.

Para solucionarmos qualquer dificuldade, é primordial que venhamos a identificar corretamente a dificuldade – neste caso a comunicação ineficiente. E após, será preciso ter dedicação, cuidado e paciência para transformar um encontro, ou uma reunião que normalmente é caótica e ineficiente, em algo construtivo, útil e eficaz. É claro que não será de um dia para o outro, mas é preciso encontrar a boa vontade inicial para buscar realmente construir a comunicação de forma diferente, pois o comum e o habitual não estão funcionando.

As relações estão cada vez mais superficiais e ineficientes, e isto no ambiente profissional ou pessoal. As empresas perdem em possibilidades devido aos antagonismos infantis diante de responsabilidades reais. E as famílias quando se percebem, já é tarde, pois a destruição das relações já está instalada há tempo. Antes de procurarmos um advogado, sempre teremos muito tempo para procurar ajuda.

O comum é apenas lidar com a situação quando já é tarde, e ai, apenas vamos collher os pedaços. Assim a mente se acostuma com a ineficiência nas comunicações e com o fracasso nos negócios, e também com o fim das relações.

A proposta é aprender a Autoconsciência ao construir em si mesmo a capacidade de estabelecer-se em Atenção Eficiente diante das solicitações e responsabilidades que a realidade apresenta. Isto nos leva a uma eficiente ação e a uma constante aprendizagem nesta relativa e impermanente realidade.

Uma mente que se acostuma com a ineficiência na comunicação, acaba constantemente sofrendo, caindo em auto-isolamento e será quando abre as portas internas para os vícios e hábitos que apenas destroem a carreira, a família, as relações e a beleza da própria vida.

Mindfulness Advaita é uma possibilidade real para a Autotransformação por suas próprias capacidades interiores – Autoconhecimento.

Eloi Campos

 

Artigos Recentes


×

RECEBA MATERIAIS EXCLUSIVOS NO WHATSAPP


LIDERANÇA MEDITAÇÃO AVANÇADA MEDITAÇÃO PARA INICIANTES



ENTRE EM CONTATO


SIGA-NOS


PARTICIPE DOS GRUPOS

LOCALIZAÇÃO




Mindfulness Advaita - Todos os direitos reservados


Designed by - Zafre Web & Social Media