A incoerência alimenta a ineficiência


Publicado em: 04 de June de 2018

Categorias:Artigos



A incoerência alimenta a ineficiência

A incoerência é sinônimo de contradição, desarmonia, fracasso, falta de comunicação…

A incoerência indica a falta de ordem no pensar e no sentir diante da realidade.

A cultura de buscar um culpado ou de sentir-se vítima diante da realidade impede a identificação interna – em si mesmo – de estarmos incoerentes diante das nossas responsabilidades.

Identificar a incoerência não é sinônimo de fraqueza, mas sim de força interior, uma força cognitiva, inteligente e amorosa que busca sempre aprender e fazer o melhor diante dos naturais desafios profissionais ou pessoais. A compreensão surge ao aprendermos com os próprios equívocos.

Para que possamos aprender com as próprias incoerências, é preciso aprender a auto-observação e o autocontrole – autoconhecimento –, pois se identificarmos as incoerências na própria mente podemos decidir por Si mesmo que vamos mudar a maneira como respondemos a realidade. Então <<aprendemos em Si mesmo>> e a cada correta Atenção ao equívoco, nos tornamos mais eficientes.

Mas, para isto é preciso que o compromisso interno com a própria Consciência seja mais forte que a busca habitual de preservação da autoimagem egoísta e individualista.

A ferramenta cognitiva que utilizamos para enfrentar a incoerência no pensar, sentir e no agir, é desenvolver um Estado de Atenção Eficiente diante da realidade. Esta Atenção nos indicará o que realmente está acontecendo no <<aqui e agora>> e a própria situação é que nos orientará qual será a melhor estratégia de ação diante desta realidade.

A incoerência impede a manifestação da eficiência e do melhor de nossas Reais capacidades de ação. A incoerência mantém a autoimagem inflada e carente em constante conflito interno e externo, e isto jamais refletirá a nossa Real natureza. Impedindo todo o processo criativo diante da necessidade natural de constantemente buscar renovar a nossa percepção dos fatos.

Em incoerência, a única coisa estável (aparentemente estável) que temos, é o próprio egoísmo em manter a incoerência até longe dos próprios olhos. A percepção correta de Si mesmo e dos fatos nos leva a manter a Atenção em um processo de fluidez constante alinhados a tudo que está acontecendo. E tudo sempre está acontecendo devido que a vida se mantém em constante fluidez e expansão.

De que adianta qualquer sucesso (aparente) sem a capacidade de ter a autonomia de governar a própria mente diante da realidade.

Meditar torna a mente coerente diante da realidade e isto sempre manifestará uma maior eficiência diante da vida.

Eloi Campos

Artigos Recentes


×

RECEBA MATERIAIS EXCLUSIVOS NO WHATSAPP


LIDERANÇA MEDITAÇÃO AVANÇADA MEDITAÇÃO PARA INICIANTES



ENTRE EM CONTATO


SIGA-NOS


PARTICIPE DOS GRUPOS

LOCALIZAÇÃO




Mindfulness Advaita - Todos os direitos reservados


Designed by - Zafre Web & Social Media