A inércia da zona de conforto.


Publicado em: 29 de November de 2017

Categorias:Artigos



A inércia da zona de conforto.

Uma zona de conforto é um estado físico, mental ou emocional habitual. Ou seja, é um quadro comum de comportamento diante da vida e de Si mesmo. Este estado de inércia ineficiente pode ser consciente ou não.

Alguns exemplos comuns de zona de conforto: Falar e nada fazer, criticar e nada colaborar, postergar, não cumprir com a palavra dada, ser vítima, ser algoz, querer que o outro faça o que temos que fazer, auto sabotagem, ausência de amor, não assumir a responsabilidade pelo ocorrido, auto piedade, autocomiseração, ficar na superfície da emoção, ficar na rigidez do intelecto, ficar na letargia da ignorância, sentir-se superior, sentir-se inferior, não contatar a realidade dos fatos, gostar muito da própria opinião…

Em nossa sociedade profissional comum, encontraremos muitas outras formas de zonas conforto egóico, pois o habitual é vivermos com a mente engessada em (pré) conceitos e em emoções inflexíveis diante da dinâmica realidade. Impossibilitando a renovação e a criatividade individual e coletiva solicitadas pelos desafios desta realidade.

Estes quadros mentais e emocionais – zonas de conforto – apenas isolam e impedem a expressão da verdadeira capacidade de liderar a própria mente – autogestão – e consequentemente de cumprir com as devidas responsabilidades diante do momento presente.

A ação através dos hábitos torna-se ineficiente e consequentemente estará desconectada da realidade, pois a pessoa se encontra perdida em uma inflexibilidade interna.

A manifestação da mente executiva em uma frequência de atenta e calma disponibilidade para agir, estará flexível diante das possibilidades de ação e promoverá uma motivação real, com maior eficiência e em menor tempo de execução.

Desapegando-se da zona de conforto a vida profissional e pessoal estará em ressonância com os valores reais que possui – valores e coerência são fundamentais para o verdadeiro sucesso. E este renovar-se diante de Si Mesmo levará o líder a servir a tudo e a todos e não irá mais querer ser constantemente servido pelo outro e por todos.

A zona de conforto é uma ilusão criada pela mente individual e coletiva. O primeiro passo é identificá-la pela correta Observação InternaAtenção Eficiente – e a partir dai, ter uma verdadeira disposição para ir além dos próprios limites auto infligidos.

Apenas nós somos responsáveis pelo estado que nos encontramos.

Desperte e Medite – Medite e desperte.

Meditação Mindfulness Advaita é a eficiência que você precisa.

Eloi Campos

Artigos Recentes


×

RECEBA MATERIAIS EXCLUSIVOS NO WHATSAPP


LIDERANÇA MEDITAÇÃO AVANÇADA MEDITAÇÃO PARA INICIANTES



ENTRE EM CONTATO


SIGA-NOS


PARTICIPE DOS GRUPOS

LOCALIZAÇÃO




Mindfulness Advaita - Todos os direitos reservados


Designed by - Zafre Web & Social Media