As maiores dificuldades estarão na gestão da própria mente diante dos desafios da realidade.


Publicado em: 23 de April de 2018

Categorias:Artigos



As maiores dificuldades estarão na gestão da própria mente diante dos desafios da realidade.

Apenas desejar o equilíbrio, o controle e a capacidade de renovar-se diante dos acontecimentos que a realidade apresenta não é suficiente para que isto ocorra, e isto todos nós já identificamos.

Compreendemos que o primeiro desafio é aprender a observar a própria mente reativa diante da realidade dos fatos – momento presente. A reação é considerada até como natural – devido a que todos reagem ao mesmo tempo e também, por não se ter uma opção interna equilibrada para lidar com o fato externo. No entanto, a reação mental ou emocional, é apenas uma resposta automática ao fato. E além, não é proativa e nem inspiradora para a busca da inovação, pois se torna tóxica internamente e ao meio.

A reação ocorre no mundo interno e o fato está no mundo externo à pessoa que testemunha o fato.

Ao identificarmos a reação interna, já estamos em um campo de informação interno superior à própria reação interna; estaremos situados na capacidade de Observar a própria mente – Auto-observação, Concentração -, e assim, somos capazes de identificar qualquer <<pensamento ou sentimento tóxico>> que vai contra a busca de soluções para as necessidades que a realidade apresenta.

Saber que está reagindo – auto-observação – é o princípio do fim da reação. A partir daí, por uma mente pacífica e ativa, se é possível refletir e discernir a respeito da situação em questão, para assim, encontrar as renovadas formas de se lidar com a realidade – reta ação, criatividade, inovação e insight.

Saber que por hábito reagimos e ser capaz de decidir não reagir, nos leva a capacidade de buscar as novas formas em Si Mesmo de responder a realidade. Isto é o que compartilha o Estudo e Prática de Mindfulness Advaita.

Por correto autocontrole buscamos ter a percepção natural dos eventos que estão acontecendo no momento presente. Toda possível solução – insight – surgirá por uma mente calma, capacitada e atenta à própria situação.

A inteligência se manifesta a partir do silêncio e não a partir da habitual reação mental ou emocional.

Mindfulness Advaita auxilia a aprimorar a própria eficiência diante de cada necessidade.

Eloi Campos

Artigos Recentes


×

RECEBA MATERIAIS EXCLUSIVOS NO WHATSAPP


LIDERANÇA MEDITAÇÃO AVANÇADA MEDITAÇÃO PARA INICIANTES



ENTRE EM CONTATO


SIGA-NOS


PARTICIPE DOS GRUPOS

LOCALIZAÇÃO




Mindfulness Advaita - Todos os direitos reservados


Designed by - Zafre Web & Social Media