Auto-observação correta é o estado de concentração psicológica


Publicado em: 26 de April de 2017

Categorias:Artigos



Auto-observação correta é o estado de concentração psicológica

A prática da auto-observação correta é o que levará ao estado de Observação interna ou externa (Concentração Psicológica). Porém existe uma armadilha cognitiva muito comum, que ocorre na mente humana no processo de aprender a observar a própria mente.

Estabelecer-se no estado de Concentração Interna ou Externa, não é o comum para a maior parte das pessoas. Normalmente se vive no módulo automático reativo de pensar e sentir a respeito de algo e sempre da mesma forma. Os ciclos negativos se repetem até que ocorra uma renovação por uma atenção eficiente da própria mente e da realidade. Ou, o que é o habitual, pelo sofrimento que a vida naturalmente nos leva.

Então, por hábito o que ocorre na mente humana, é devido que a pessoa por um instante até observa o mundo ou a si mesma, mas logo de imediato cria na própria mente uma opinião particular a respeito do fato observado -reação devido a gostar ou não gostar.

O comum é não ter consciência da capacidade de observar pacificamente a própria mente e a realidade. A visão de si mesmo ou do mundo normalmente é uma consequência, é reativa e negativa. E assim, se encontra separada dos fatos devido a se manter (na memória) constantemente fantasiando ou imaginando coisas incoerentes a realidade

Ou seja, observa e, julga, crítica, compara, compete… E outras formas de expressões mentais e emocionais. Perdendo assim a conexão com o a realidade, ou seja, surge na mente a sensação de ser um indivíduo (eu) que tem uma opinião, que tiene miedos y deseos. Surge um ego ou um conjunto de egos que apenas fica repetindo direto ou indiretamente, que apenas aquilo que está pensando e sentindo está certo.

É fácil de perceber a diferença entre o ego neste falso observador crítico, para o verdadeiro observador do Estado de Concentração.

O estado de  Concentração ou Externa quando realmente manifestado, apresenta uma inteligência compassiva através da correta reflexão diante dos fatos que se apresentam. Capacitando-nos a organizar a realidade para conhecermos o que é o Real. Ou seja, este estado no mínimo possibilita pelo correto livre arbítrio, que a pessoa organize a sua vida com uma base diária na atenção eficiente a realidade..

Alinhando as devidas responsabilidades as possibilidades, sempre possibilitará o aprender, o intuir e o reconstruir uma realidade mais positiva no aqui e agora e para o futuro.

No falso estado de existência (egoísmo) sempre teremos uma opinião, a ansiedade ou a expectativa na mente e isto cria um quadro de stress. Pois estas condições internas alimentam a individualidade e a consequente sensação de isolamento. E cria o sentido de separação diante de todos e de tudo (dualidade).

O Estado de Observação representa o estado conhecido como de Concentração Psicológica. Este estado possibilita a expressão de amar com inteligência e manifestar uma reta ação através da reflexão por uma atenção eficiente, tornando assim a ação mais eficaz.

Este estado de  Concentração é identificado e mantido por um correto posicionamento da mente (interno e externo) de forma eficiente ao manter-se em efetiva atenção diante do natural fluir dos fatos, sempre diante da realidade.

O coaching em Mindfulness Advaita que tem como base a Meditação Vedanta Advaita Sesha, visa a manifestação no dia a dia de estados mais profundos e estáveis da Consciência, como os Estados de Concentração  Metafisica e o Estado de Meditação.

O Estado de  Concentração é mais estável que o habitual estado de ficar pensando, imaginando ou fantasiando, porém ainda não é o último estado possível.

Meditar é preciso. Aprender a ter uma atenção eficiente é necessário para encontrarmos novas soluções para antigos problemas.

Medite
Eloi Campos

Artigos Recentes


×

RECEBA MATERIAIS EXCLUSIVOS NO WHATSAPP


LIDERANÇA MEDITAÇÃO AVANÇADA MEDITAÇÃO PARA INICIANTES



ENTRE EM CONTATO


SIGA-NOS


PARTICIPE DOS GRUPOS

LOCALIZAÇÃO




Mindfulness Advaita - Todos os direitos reservados


Designed by - Zafre Web & Social Media