Diante de uma situação; você entendeu claramente o que foi dito? Se não entendeu a sua ação estará equivocada de imediato.


Publicado em: 14 de May de 2018

Categorias:Artigos



 

Diante de uma situação; você entendeu claramente o que foi dito? Se não entendeu a sua ação estará equivocada de imediato.

Os maiores problemas que encontramos para desenvolver um projeto, ou para resolver alguma solicitação – algum problema – estarão relacionados à deficiência que temos de nos comunicarmos com clareza e eficiência, e também devido à dificuldade de ouvir com precisão a aquilo que é apresentado pelo outro.

Ocorre algo pouco percebido pelos profissionais, que é, quando uma pessoa apresenta algo, estando ela certa ou não, a pessoa que ouve, ouve apenas um fragmento do que o outro fala e imediatamente começa a pensar ou a sentir algo a respeito do tema em questão. Este pensar e sentir automático – opinião e desejos – fazem com que se percam partes da mensagem transmitida pelo outro e até impede que o outro desenvolva a mensagem em sua integridade, levando a choques e conflitos imediatos, que estarão fora do escopo da pauta principal. A comunicação será reativa e conflituosa e consequentemente improdutiva.

Ocorrendo então, uma reação imediata à pessoa que fala, ao tema em questão ou a situação.

Ter uma opinião crítica inútil, julgamento, ou simplesmente ter o péssimo hábito – muito comum – de apenas desqualificar qualquer coisa que o outro apresenta, jamais vai inspirar um campo de comunicação construtivo e pacífico, onde todos possam contribuir com as suas capacidades e inspirações para encontrar as possíveis soluções. Lembrando que o equívoco é de um, mas a solução será coletiva.

Ter a capacidade de comunicar-se com eficiência afetará diretamente os resultados pessoais e coletivos. E capacitar-se em estabelecer a própria mente em correta Atenção Eficiente – não ser reativo – diante daquele que se comunica, será fundamental para construirmos um ambiente com a empatia necessária e encontrarmos – juntos – um imediato redirecionamento da situação, da equipe e até em si mesmo, na busca de uma comunicação construtiva.

Se o líder ouve mal, vai se comunicar na mesma deficiência. Não é a cadeira que faz o líder é o líder que preenche a cadeira.

Meditar aprimora a capacidade de manifestar uma eficiente capacidade de ouvir sem reagir e assim direciona o que tem valor por ações construtivas para todos os envolvidos.

Mindfulness Advaita não soluciona por você, mas auxilia que você solucione em você.

Eloi Campos

 

 

 

 

Artigos Recentes


×

RECEBA MATERIAIS EXCLUSIVOS NO WHATSAPP


LIDERANÇA MEDITAÇÃO AVANÇADA MEDITAÇÃO PARA INICIANTES



ENTRE EM CONTATO


SIGA-NOS


PARTICIPE DOS GRUPOS

LOCALIZAÇÃO




Mindfulness Advaita - Todos os direitos reservados


Designed by - Zafre Web & Social Media