Meditar também é saber ouvir ao outro.


Publicado em: 29 de January de 2018

Categorias:Artigos



Meditar também é saber ouvir ao outro.

<<Ouvir pacificamente>> é apenas <<não pensar>> enquanto a outra pessoa fala. <<Isto é possível sim>>.

Ouvir não é: julgar – criticar – interromper – impor – competir – comparar – desmerecer – desconectar – desconsiderar – mandar – ignorar… Ou qualquer outra forma de expressão do individualismo do “ego” – egoísmo – ao se colocar como superior ao outro.

• Ouvir pacificamente é apenas ouvir.
• Ouvir pacificamente é uma forma de <<construir juntos>> algo novo.
• Ouvir pacificamente é uma forma inteligente de amor diante da diversidade de opiniões que enriquece as relações profissionais e pessoais.
• Ouvir pacificamente é não reagir de forma violenta a violência que tanto reclamamos.
• Ouvir pacificamente é permitir que a <<Fonte>> de onde tudo emana, surja por intuição (soluções) através deste silêncio interior que testemunha a realidade.
• Ouvir pacificamente é estar disponível para encontrar – juntos – as soluções criativas.
• Ouvir pacificamente é ser mais eficiente.

Há momentos para ouvir (silêncio).
Há momentos para falar (reta ação).

Porém, a primeira coisa que devemos perceber, é que enquanto o outro nos fala, o comum é estar pensando ou sentindo a respeito. E isto na verdade não é ouvir, mas sim, é estar desconectado da realidade, pois ao pensar ou sentir de forma reativa, estaremos apenas envolvidos com a própria mente – com a memória reativa. Estaremos isolados e prisioneiros das próprias cristalizadas opiniões, estaremos sendo apenas egoístas e assim, vivendo separado de tudo e de todos, e isto é a base do próprio sofrimento – Sofrer é viver na ausência do Amor e da inteligência.

Ao não ouvir totalmente, o foco de atenção não estará nas necessidades e prioridades que solicitam a situação no momento presente, o foco estará em opiniões pessoais a respeito do fato – nos hábitos. E a própria vida nos mostra que isto não é eficiente.

Ao descobrir que não estamos realmente escutando, devemos buscar com paciência a aprender a ouvir, e após realmente ouvir, apresentar o nosso ponto de vista quando isto for coerente e construtivo – e isto de forma não reativa e com clareza na comunicação.

Muito se perde quando a surdez egoísta psicológica se torna coletiva. Este é o estado de uma reunião de lideres sem a Consciência no papel de líder. E também é um dos obstáculos que impedem a manifestação da felicidade nas famílias onde cada um vive defendendo as suas fictícias ou parciais certezas.

O sucesso ou a felicidade sempre partem do instante de silêncio não reativo. A Sabedoria necessita do Amor e vice-versa.

Mindfulness Advaita é a solução para aprimorar a sua percepção da realidade.

Medite.
Eloi Campos

Artigos Recentes


×

RECEBA MATERIAIS EXCLUSIVOS NO WHATSAPP


LIDERANÇA MEDITAÇÃO AVANÇADA MEDITAÇÃO PARA INICIANTES



ENTRE EM CONTATO


SIGA-NOS


PARTICIPE DOS GRUPOS

LOCALIZAÇÃO




Mindfulness Advaita - Todos os direitos reservados


Designed by - Zafre Web & Social Media