Bem-vindo!

O controle da realidade é impossível de ser encontrado

O controle da realidade é impossível de ser encontrado

Consideramos que a realidade – fatos de hoje – é apenas o resultado do passado, fruto de decisões que se manifestaram por nossas ações ou omissões. Pois vivemos em um fluido universo de consequências individuais e coletivas.

O desequilíbrio primário de nosso comportamento egoísta está na reação automática, condicionada, inconsequente e habitual a esta realidade que se apresenta no aqui e agora.

Este desequilíbrio impede que a mente tenha o autocontrole necessário para ser capaz de refletir e aprender diante do caos que é fruto da ignorância no passado. Ignorância identificada como sendo a falta de Sabedoria e de Amor diante da realidade.

O que se perpetua habitualmente no momento presente é a ignorância, novamente tendemos por preguiça ou medo, a decidir por impulso, agimos escravos da própria incompreensão de não buscar assumir a responsabilidade de aprender em como deixar de ser ignorante diante da realidade. A ignorância e a incompreensão são mantidos e alimentados pela preguiça e pelo medo.

Meditar nos possibilita a construir na própria mente um estado cognitivo maduro o suficiente para suportar o diagnóstico e a própria responsabilidade diante dos desafios naturais que a realidade apresenta. Esta maturidade devido a correta percepção da realidade e por conseguente reta ação, possibilita ao meditador deixar ser vítima e cúmplice por ação equivocada ou omissão, e assim vamos buscar juntos, as inovadoras possibilidades criativas e construtivas para que não mais venhamos a cometer os equívocos do passado no momento presente ao deixar as mazelas para as futuras gerações.

No momento presente sempre colhemos os frutos e semeamos simultaneamente, e no aqui e agora, diante da realidade que acontece, temos o poder apenas sobre a qualidade das sementes que plantamos, jamais sobre os frutos que colhemos.

Buscamos a interação inteligente e consciente a realidade que se apresenta e não mais agir em reação automática por medo ou por ganância.

Meditar implica em ter a coragem de auto indagar-se constantemente. Através de uma Atenção Eficiente diante da realidade seremos mais eficientes. Jamais a Meditação nos isola das responsabilidades que a vida naturalmente apresenta.

Eloi Campos – Representante da AFVAS no Brasil – Mindfulness Advaita Sesha

 

admin

admin