O problema de base mais comum do líder é ter uma ineficiente comunicação intrapessoal


Publicado em: 20 de November de 2017

Categorias:Artigos



O problema de base mais comum do líder é ter uma ineficiente comunicação intrapessoal

O hábito de reagir automaticamente aos fatos, leva a pouca ou a nenhuma percepção de si mesmo, o habitual é não perceber o que surge na própria mente quando reagimos de imediato a realidade.

Normalmente não temos a claridade de saber quais pensamentos ou emoções governam a mente antes de agirmos. E muito menos sabemos as consequências desta ação impulsiva.

E isto se torna a base das decisões equivocadas e dos consequentes conflitos emocionais improdutivos, pois o conflito interno – consciente ou não – jamais constrói a empatia necessária para termos uma comunicação transparente e eficiente. Impedindo uma ação conjunta alinhada aos valores e a missão da equipe.

A intensão do líder pode estar até correta, mas a forma de se comunicar estará completamente equivocada se este não tiver auto-observação e o autocontrole da mente. Pois quando não se tem a correta percepção do estado interno – pensamentos e emoções -, a comunicação reativa acaba gerando mais conflitos do que promovendo a motivação para encontrar as necessárias soluções.

Uma comunicação intrapessoal transparente e sincera, além de possibilitar um estado de segurança na mente, vai promover condições cognitivas criativas e através da mente executiva, irá promover a necessária reta ação. Isto devido que, a partir da calma interna, o líder será capaz de identificar o que realmente está acontecendo fora, desvendando assim a realidade e também identificando o estado do outro que interatua no aqui e agora. E assim, será capaz de motivar para o sucesso.

Uma mente segura compreende com clareza a missão da equipe diante da realidade que se apresenta. Porém, para compreender a missão da equipe é preciso compreender a própria missão diante da equipe.

Muitas vezes o estado interno mental e emocional, apenas é uma reação desnecessária e conflituosa, ou seja, apenas é uma reação a situação externa. Não reagir ao fato, não é ser cúmplice ou omisso aos fatos. Mas sim, é ter a mente atenta e flexível. E sempre agir de forma tranquila, inteligente, eficiente e responsável, ao ser o gestor que busca as soluções e motivações diante de reais possibilidades de ação.

Para muitos é muito difícil abrir mão do hábito de viver trabalhando sob o jugo dos conflitos. Ficar ansioso, preocupado, nervoso e irritado nunca foi sinônimo de capacitação, eficiência e muito menos de motivação ao outro. Apenas levará o líder mais rápido ao fracasso, aos vícios, a doença e a morte.

A mente tranquila sempre possibilitará uma maior eficiência devido ao Estado de Concentração que surge.

Mindfulness Advaita é a eficiência que você precisa

Curso de Meditação Mindfulness Advaita – dias 25 e 26 de novembro de 2017 – Informações 011 991019086

Medite

Eloi Campos

Artigos Recentes


×

RECEBA MATERIAIS EXCLUSIVOS NO WHATSAPP


LIDERANÇA MEDITAÇÃO AVANÇADA MEDITAÇÃO PARA INICIANTES



ENTRE EM CONTATO


SIGA-NOS


PARTICIPE DOS GRUPOS

LOCALIZAÇÃO




Mindfulness Advaita - Todos os direitos reservados


Designed by - Zafre Web & Social Media