Os resultados externos são consequências de um estado mental


Publicado em: 02 de May de 2018

Categorias:Artigos



Os resultados externos são consequências de um estado mental

Ter um objetivo, uma meta, é uma condição mental, é um estado cognitivo comum para a maioria das pessoas. Mas, mesmo tendo este foco diante da realidade, muitos planos e metas se perdem no percurso ou apresentam resultados medíocres ou insatisfatórios.

E mesmo quando as estratégias de ação apresentam os resultados positivos, normalmente não se tem clareza do que ocorreu na mente que auxiliou a manifestação destes resultados.

No estudo e na prática de Mindfulness Advaita, consideramos que a mente vive em um habitual estado impermanente de inquietação diante da realidade. E o comum para as pessoas é que a mente não para e sempre navega em turbulentas águas internas, sendo reativa e conflituosa. Esta reatividade torna a mente incoerente e com pensamentos e sentimentos com alto grau de toxidade. Ou seja, mesmo tendo em mente o foco principal em buscar ter sucesso – ou em ser feliz -, por sua agitada característica superficial, a mente também apresenta inconsciente ou consciente, negativas qualidades emocionais, por pensamentos e por ações, que sabotam o principal projeto de vida.

Consideramos pelo estudo e prática da Meditação Mindfulness Advaita, que o habitual caos mental que normalmente se vive, é apenas um dos possíveis estados cognitivos que a mente humana pode se estabelecer. O enraizado hábito de constantemente pensar ou sentir reativamente à realidade, de reagir as situações e às pessoas, é o que põe a mente em uma interna situação toxica.

A ferramenta cognitiva que utilizamos, é auxiliar que a pessoa desenvolva a capacidade de estabelecer-se em um estado mental mais coerente e maduro do que pensar e reagir automaticamente. E isto a tornará mais eficiente diante de suas responsabilidades.

Este estado mais profundo é o Estado de Concentração, e ele é possível por autoconhecimento e autocontrole.

Estabelecer-se no Estado de Concentração possibilita a pessoa a ter uma correta e pacífica percepção da realidade, de saber realmente o que está acontecendo no <<aqui e agora>> e a partir daí ser eficiente em pensamentos, sentimentos, e através de ações construtivas.

O maior resultado que surge com a prática da Meditação, é a capacidade de estar em <<silêncio criativo>> diante da realidade. Com a mente tranquila, o estado mental de equanimidade surge e possibilita a reflexão, a inovação e a disponibilidade em manifestar apenas o melhor de si mesmo diante dos desafios profissionais ou pessoais.

Os resultados serão apenas a manifestação das possibilidades através de uma coerente e eficiente resposta dada por uma mente capacitada e estabelecida em valores reais no <<aqui e agora>>.

Medite

Eloi Campos

Artigos Recentes


×

RECEBA MATERIAIS EXCLUSIVOS NO WHATSAPP


LIDERANÇA MEDITAÇÃO AVANÇADA MEDITAÇÃO PARA INICIANTES



ENTRE EM CONTATO


SIGA-NOS


PARTICIPE DOS GRUPOS

LOCALIZAÇÃO




Mindfulness Advaita - Todos os direitos reservados


Designed by - Zafre Web & Social Media