Para que serve a Meditação Mindfulness Advaita?


Publicado em: 09 de March de 2018

Categorias:Artigos



Para que serve a Meditação Mindfulness Advaita?

Meditar implica em aprender a construir uma relação equilibrada e coerente no processo de percepção da realidade. E assim cuidar das relações com gentileza e inteligência, possibilitando uma maior eficiência nas ações.

Ao nos relacionarmos internamente com coerência, com os pensamentos e emoções – ou seja, aprender a não reagir aos fatos -, nos capacita a ter uma correta percepção da realidade. Isto através de uma percepção e reflexão imparcial sobre cada situação sem acumular os temas. A reflexão não reativa nos indicará as possibilidades de uma ação eficiente. Mas também é fundamental termos ética, capacitação e disponibilidade ao sucesso para o bem de todos.

Meditar implica em não se perder em emoções ou pensamentos que entorpecem a mente e paralisam qualquer ação construtiva. Ao ser mentalmente coerente diante dos fatos que se manifestam no momento presente, será possível alinhar a responsabilidade conforme o papel que solicita a situação.

Diante de uma situação qualquer, em um grupo de pessoas, por exemplo, cada uma delas vai ter uma particular leitura dos fatos. A variação mental de como cada uma interpreta a situação, será diferente devido a que cada um está tirando as próprias conclusões mais pelo que acha e deseja da situação do que do fato em si, por isto é que sempre será um ponto de vista particular. Continuamente se julga a situação, e julgamento não é percepção.

A meditação ensina a focar as prioridades e os objetivos, e sustentar por períodos prolongados o foco – Concentração – sem que ocorra um particular juízo de valor sobre a realidade. Então (por exemplo) em uma reunião construtiva, o que vamos encontrar de comum será: o ato que é comum a todos (a pauta) e os respectivos papéis e responsabilidades que cada um tem diante da respectiva pauta. A busca de direcionamento e de solução fazem parte da pauta. Isto aumentará a eficiência da reunião e reduz o tempo necessário para tal.

Mas, o que encontramos normalmente nas reuniões, é que cada um pensa e sente o que quiser, e principalmente de forma reativa. Perdendo o foco constantemente das responsabilidades, pois a mente fica no módulo de sofrimento ao levar tudo no pessoal, ou ao ter a mente fora da reunião, e assim, só teremos conflitos e pouca eficiência. A reação sempre levará as sabotagens das obrigações, queriam ou não.

Devido à atenção eficiente e precisa diante da situação – Mindfulness Advaita -, a mente não se perde em julgamentos e reações que apenas sabotam às metas em questão. Considerando que todos saibam meditar, cada um vai focar a partir de suas responsabilidades a situação e em conjunto, buscar soluções criativas. Caso apenas um, ou poucos saibam meditar, mesmo assim, isto será suficiente para que se possa contribuir para um andamento positivo da reunião.

É evidente que aquele que está em condição de maior responsabilidade e poder será o maior influenciador da reunião.

Se o líder é louco a reunião será louca e se ele é sereno e eficiente assim será a reunião. A reunião sempre será a expressão do líder.

Então meditar; no início, mesmo diante das naturais dificuldades, irá possibilitar que a pessoa/profissional tenha cada vez mais uma correta percepção de si mesma, do que pensa, sente e de suas ações. Assim poderá ter ciência das consequências de seu comportamento, para o bem e para o mal. Podendo assim, aprender ao se responsabilizar e buscar renovar-se. E a felicidade apenas é o resultado natural de um comportamento coerente, jamais será objeto de consumo.

Meditar no mínimo organiza a mente e isto vai levá-lo a organizar o seu dia. E isto apenas é o mínimo.

Mindfulness Advaita – Transcendendo os condicionamentos ineficientes e possibilitando a manifestação de novos Campos de Informação. Manisfestando a Inovação.

Medite –

Eloi Campos

Artigos Recentes


×

RECEBA MATERIAIS EXCLUSIVOS NO WHATSAPP


LIDERANÇA MEDITAÇÃO AVANÇADA MEDITAÇÃO PARA INICIANTES



ENTRE EM CONTATO


SIGA-NOS


PARTICIPE DOS GRUPOS

LOCALIZAÇÃO




Mindfulness Advaita - Todos os direitos reservados


Designed by - Zafre Web & Social Media