A escolha do Dojo

Dojo é o local de treino, é onde se realizam os exercícios e as práticas para o desenvolvimento físico, mental e espiritual do praticante, no nosso caso da prática do Aikido.

A escolha do Dojo pode ser significativa para a própria carreira e desenvolvimento do aikidoista. Partimos então do princípio que temos que identificar os pontos de percepção que realmente podemos valorar neste momento de primeiro contato com a academia. Partimos do ponto que vamos ver algo que temos pouco conhecimento para avaliar.

Cada um vai buscar a arte marcial conforme a sua natureza – física, mental, emocional e espiritual – consciente e principalmente inconsciente. Já que aquele que busca a arte tem apenas uma ideia do porque busca a sua prática. Então por não ser conhecedor da arte, o primeiro passo é escolher um dojo e ir assistir a um treino.

Ao assistirmos ao treino, não saberemos quais são os objetivos do sensei – professor –naquela aula e nem teremos clareza sobre a dinâmica pedagógica do treino.

Mas, temos como saber alguns elementos que podem nos nortear nesta avaliação. Muitas vezes algum amigo nos leva a conhecer, e isto é positivo, ou conhecemos pessoas que treinam e que apresentam um comportamento distinto no dia a dia e isto também será valido. Podemos também obter informações por meios de comunicação, mais isto será uma informação indireta e é de muito fácil manipulação.

Chegando ao Dojo, e sentado do lado de fora dele, fique atendo ao desenvolvimento da aula, busque os elementos que podem lhe mostrar que a aulas possuem coerência com seus valores internos. Busque também ver a higiene do dojo, dos vestiários. Note como ocorre a comunicação entre o professor e seus alunos. Sem respeito, gentileza e alegria em aprender durante os treinos, será muito difícil este ser agradável e eficiente. O seu sentimento e intuição também serão importantes para sua decisão.

Após o treino, ouça com atenção as informações que o professor vai lhe dar, descubra a sua origem, quem foi seu mestre. Não será difícil encontrar informações que apresentem coerência e respeito mutuo dentro do dojo. Tudo isto serve para encontrar um dojo para você ou para seu filho/a.

Tendo estas informações em coerência com a sua busca, se de a oportunidade de treinar, mas busque treinar um mínimo de tempo para ter clareza de como é o ambiente e o método de ensino deste dojo.

Compreenda que terá dificuldades naturais no aprendizado. Mesmo que já tenha conhecimento de outra arte marcial ou de outro estilo, o aprendizado de algo novo sempre vai apresentar dificuldades naturais. E todas serão superadas com o treino adequado.

A segurança será o quesito principal em sua busca de informações. Não é comum e nem natural encontrarmos muitos acidentes ou lesões devido ao treino no âmbito do Aikido. Boa sorte.

Eloi Campos (5º Dan)