Ter humildade diante dos fatos.


Publicado em: 21 de October de 2017

Categorias:Artigos



Ter humildade diante dos fatos.

Desenvolver a capacidade de encontrar a humildade diante dos fatos tem início a partir da decisão consciente de não reagir a eles. Pouco a pouco busque aprender a identificar e desarmar o condicionamento do vício da reação automática aos fatos, ou seja, procure sair do hábito do “gosto” e do “não gosto” diante da vida.

O princípio é não reagir mentalmente e nem emocionalmente, ou seja, deixar de: criticar, julgar, de se relacionar pela raiva, de viver magoado, de alimentar a depressão, de ter expectativas, de perder-se nos medos e nas ansiedades… Desenvolver em si mesmo este desapego ao negativo, pouco a pouco, através do silêncio que surge, vai manifestar na mente o equilíbrio interno, pois possibilitará a reflexão e a compreensão dos fatos – interno e externo.

Este estado pacífico de estar alerta – Mindfulness Advaita, atenção eficiente –  que surge ao não reagir, fortalece a capacidade de resiliência, possibilitando ações mais eficientes.

As novas soluções para as dificuldades que surgem se manifestarão ao assumirmos a responsabilidade de buscar compreender pacificamente aos fatos que se apresentam no momento presente. Independente de gostarmos ou não gostarmos dos eventos.

Estar em não reatividade é ser humilde diante da realidade. Ser humilde não significa ser cúmplice ou ser omisso diante do fato e nem ser submisso ou serviçal ao outro. Humildade significa buscar a correta compreensão através da inteligência alinhada ao coração e assim saber qual o nosso papel, qual a nossa responsabilidade diante da situação que se apresenta no aqui e agora.

Ao sustentar a mente no estado de atenção eficiente, encontraremos uma pacifica observação interna e a correta percepção dos próprios hábitos mentais e emocionais e após, desenvolvemos o autocontrole e a reflexão necessária para a expressão da Consciência através da reta ação – a ação se manifestará no Estado de Concentração.

Desapegando-se internamente das tendências negativas e associando-se as tendências positivas, a Consciência, paulatinamente vai estabelecendo-se como sendo a expressão natural diante da efêmera realidade.

Assim, permita o fluir natural da vida, torne-se uma testemunha ativa e consciente de si mesmo, do outro e do mundo. A Real harmonia que buscamos necessita da organização interna e de uma flexível relação com a realidade que se manifesta por si mesma. Torne-se uma presença viva e se entregue a vida de tal maneira que a humildade se estabeleça e se expresse em uma contínua renovação em relação aos fatos através de ações coerentes e inteligentes.

Então, identifique o início do combate interno, entre a mente positiva que inspira e orienta contra a mente negativa que sabota e mantém o sofrimento. E após, com humildade, gentileza, autocontrole e reflexão; permaneça com paciência e perseverança alinhado aos valores positivos identificados. Decida por si mesmo com qual mente vai se identificar e desapegue-se de seus hábitos negativos, livre-se dos hábitos condicionados e violentos através da humildade de reconhecer o que realmente está acontecendo no aqui e agora.

A partir deste instante de humildade, se manifestará uma clareza mental e a correta reflexão nos permite a compreensão e a identificação das possíveis novas possibilidades de ação. Agindo assim, viveremos de maneira mais eficiente e criativa que sob o padrão condicionado da reação automática. Deixando assim de ser uma vítima do Universo para ser cúmplice com o Universo (Multiverso).

Sempre decidimos, para o bem ou para o mal.
Medite

Eloi

Artigos Recentes


×

RECEBA MATERIAIS EXCLUSIVOS NO WHATSAPP


LIDERANÇA MEDITAÇÃO AVANÇADA MEDITAÇÃO PARA INICIANTES



ENTRE EM CONTATO


SIGA-NOS


PARTICIPE DOS GRUPOS

LOCALIZAÇÃO




Mindfulness Advaita - Todos os direitos reservados


Designed by - Zafre Web & Social Media