Todos querem o aprimoramento, mas quem trabalha para isto são poucos.


Publicado em: 22 de July de 2018

Categorias:Artigos



Todos querem o aprimoramento, mas quem trabalha para isto são poucos.

O aprimoramento como pessoa e como profissional se torna um processo natural e contínuo quando confrontamos a nós mesmo diante da realidade.

Diante de qualquer situação, o comum é a mente reagir ao que está acontecendo, ou seja, de imediato, por hábito e condicionamentos, a mente vai aprovar ou reprovar, vai gostar ou não gostar, e isto tudo será fruto do desejo pessoal de sempre querer algo. Parece certo e responsável, mas não é.

Não reagir não é ser cúmplice ou ser omisso, muito pelo contrário, é buscar a eficiência diante dos desafios naturais que já se apresentam no Aqui e Agora e onde ainda não temos as soluções que irão se apresentar a uma mente não reativa.

A questão básica, é que não se percebe o movimento reativo da mente, esta reação mental e emocional surge de forma automática, ou seja, a pessoa sempre reage do mesmo modo a realidade que nunca é a mesma.

A realidade quando se manifesta já se encontra no Momento Presente e ela não solicita a nossa aprovação ou reprovação reativa. No entanto, esta situação no Aqui e Agora, nos solicita imediata Atenção Eficiente e após termos uma percepção coerente da realidade, ou seja, por correta percepção dos fatos, vamos identificar as solicitações que nos cabe – saber as nossas responsabilidades reais -, para que assim, possamos buscar a melhor solução possível diante desta realidade. 

Então a proposta do treinamento em Mindfulness Advaita, é aprimorar a percepção não reativa – Atenção Eficiente –  e saber que a primeira coisa que temos que identificar é a reação ineficiente e incoerente aos fatos do Momento Presente ou seja, identificar a reação automática.

Muitas vezes, a mente até parte de um foco direcionado, mas em alguns minutos – ou segundos – estará em um estado interno de total incoerência mental e emocional – reativa -, e isto não vai possibilitar encontrar as inovações e manifestar as ações necessárias para o fluir de qualquer projeto.

A base do conflito que surge entre as pessoas quando estão diante de dificuldades, é o conflito devido de a própria pessoa estar em constante incoerência interna, constantemente estará pensando e sentindo coisas desalinhadas a realidade. O seu foco de atenção pode lhe parecer correto, porém, a sua base cognitiva estará apenas no próprio desejo, medo, dúvida, e na culpa. E estes estados de ineficiência crítica são mais frequentes do que se imagina e são sempre ineficientes.

E o estado interno de quem sabe meditar e assim, sabe estabelecer-se em uma mente não reativa, coerente e disponível as necessidades e sempre com reais competências e responsabilidades definidas, não precisa navegar por estas águas cognitivas do egoísmo.

E o aprimoramento consciente passa pelo reconhecimento dos equívocos que já se encontram estabelecidos na mente, mas a partir da identificação – desenvolvimento do autoconhecimento – se torna realmente possível transcender estas barreiras internas, pois os equívocos e as incompreensões não representam a nossa verdadeira natureza de Consciência.

Mas é preciso buscar este aperfeiçoamento, pois cada um tem a sua liberdade ao agir, mesmo que a ação tenha como base a incoerência reativa à realidade.

Meditação Mindfulness Advaita. Sempre inspirando a expressão da Consciência.
Eloi Campos

Artigos Recentes


×

RECEBA MATERIAIS EXCLUSIVOS NO WHATSAPP


LIDERANÇA MEDITAÇÃO AVANÇADA MEDITAÇÃO PARA INICIANTES



ENTRE EM CONTATO


SIGA-NOS


PARTICIPE DOS GRUPOS

LOCALIZAÇÃO




Mindfulness Advaita - Todos os direitos reservados


Designed by - Zafre Web & Social Media